Votação
Como avalia este projecto?
Achei excelente
Achei positivo
Não tem interesse
Instituto Nacional de Luta Contra o SIDA

Inaugurado no passado dia 23 de Setembro pelo Presidente da República José Eduardo dos Santos, a sede do Instituto Nacional do SIDA localizada a meio caminho entre a Assembleia Nacional e o Hospital Josina Machel, foi instalada num moderno edifício construído de raiz, cuja construção e equipamento está orçado em mais de 16 milhões dólares norte-americanos, suportados pelo orçamento geral do Estado.

"A nação inteira deve reflectir sobre a grande ameaça que a SIDA representa para o desenvolvimento social e económico de Angola", referiu o ministro da Saúde Sebastião Veloso, que discursava na cerimónia inaugural, perante o chefe de Estado angolano, membros do governo, corpo diplomático e representantes de organizações não governamentais que trabalham em prol da saúde.

“O Instituto Nacional de Luta contra a SIDA visa despertar a "consciência nacional sobre os reais perigos" da doença”, sublinhou o ministro, acrescentado que a inauguração do edifício traduz o "empenho" do governo no combate à SIDA, já definido pelo presidente da República, José Eduardo dos Santos, como uma prioridade em termos de saúde pública.

Sebastião Veloso referiu ainda que a transformação do Programa Nacional de Luta contra a SIDA num instituto público resultou da necessidade de melhorar a eficácia dos meios de combate à doença.

Nesse sentido, recordou que o Hospital Esperança, uma unidade especializada no tratamento de doentes infectados com o SIDA, tem vindo a ser procurado por um número de pessoas que "ultrapassa as projecções" feitas pelas autoridades. "Foi necessário transformar o Programa Nacional de Luta contra a SIDA num instituto para fazer face a esta ameaça nacional", salientou.

As autoridades sanitárias angolanas estimam que cinco por cento dos cerca de 13 milhões de angolanos estejam infectados com o vírus da SIDA. Às províncias do Cunene, Cabinda, Huíla e Uíge, são as mais afectadas pela SIDA, mas o país possui a mais baixa taxa de prevalência de SIDA entre os países da região Austral de África.


Oct 05
Fonte: Angola Acontece

Cidadania | Sabia Que? | Dicas do Povo | Eu creio que! | Relax | Galeria de Imagens | Ponto de Encontro |